Quem somos?

Uma empresa familiar, iniciada pelo saudoso Sr. Eugenio, hoje gerida pelo Sr. Fabiano e seus colaboradores, fundada em abril de 1997, com sede na Avenida Rotary, nº 80 - Jd, Nomura - Cotia – SP, nosso segmento atua nas regiões de Vargem Grande Paulista, Cotia, Granja Viana, Ibiúna, Carapicuíba, objetivando oferecer uma administração transparente e eficiente em conjunto com as figuras legalmente indispensáveis para administração de um Condomínio ou Associação: quais sejam; o Síndico ou o Presidente, o Conselho Consultivo e/ou Fiscal e a Assembleia Geral. Trata-se de um conjunto de órgãos criados por Lei e regidos pela Convenção ou Estatuto, para gerir os negócios do Residencial ou Polos Industriais e comerciais e zelar pelas coisas e interesses comuns.

 

Trata-se de uma hierarquia de regras e normas: começando com a Constituição Federal, passando pelo Código Civil, depois pela Convenção ou Estatuto que regulamenta a administração e as relações entre os condôminos e associados (como a forma de eleição do síndico ou presidente, por exemplo) e por fim pelo Regulamento Interno, que é o conjunto de regras complementares à Convenção ou Estatuto, que visa solucionar os problemas mais rotineiros, definindo o que se pode ou não fazer no empreendimento.

 

Salutar destacar que esta hierarquia deverá sempre ser respeitada, na ordem a qual se demonstra, para que se possa aplicar e praticar o efetivo preceito legal ás mais variadas regulamentações necessárias e sobretudo para que se possa compreender quanto aos critérios que pautam a criação de regras internas para não ensejar criação de normas que estejam em desacordo com norma maior.

 

Superado o entendimento sobre os critérios que estipulam criação das normas, importante frisar que estas não valerão de nada se não forem respeitadas. “Os condôminos / associados devem acatar e praticar, incondicionalmente, as regras que eles próprios criaram pois esta condição é basilar para que haja harmonia e principalmente se possa alcançar o tão almejado desenvolvimento necessário que repousa neste entendimento e que atinge á todos ”. Infelizmente, na prática, a realidade é um pouco diferente: existem, na sua minoria, condôminos ou associados que querem levar vantagem em tudo; os que se acham os “donos da verdade”, não respeitam nada, destratam os vizinhos, funcionários e até mesmo o próprio síndico / presidente, e ainda existem os “acomodados”, que não se sentem responsáveis por nada ao que diz respeito ao empreendimento (afinal, pensam eles, para que serve o síndico / presidente?).

 

Vale lembrar e reiterar que a maioria, mesmo não comparecendo em assembleias, participa e respeita às regras e normas do empreendimento. Uma das responsabilidades primordiais para a manutenção financeira do empreendimento seja do condômino ou associado, é sem duvida a obrigatoriedade do pagamento da taxa condominial ou rateio de manutenção mensal, isto é, TODO condômino ou associado previamente, desde a assinatura do compromisso de compra e venda, escritura definitiva do imóvel ou contrato de locação, passa a TER pleno conhecimento do ônus o qual está assumindo sobre o bem que está comprando ou alugando e seus respectivos custos diretos e indiretos para manutenção do local onde escolheu levar sua família para buscar uma melhor qualidade de vida e até mesmo ver seu imóvel ser gradativamente valorizado, com os benefícios e investimentos que o empreendimento lhe proporcionará.

 

Outra fundamental responsabilidade é de participar efetivamente das decisões do Empreendimento, comparecendo nas assembleias, que é o local adequado para se tratar dos assuntos da comunidade, mas, infelizmente, não é o que acontece na maioria dos condomínios, a rotina nos mostra desinteresse, seja por falta de tempo ou irrelevância nos assuntos que são tratados. Vale ressaltar que são nestas reuniões que as decisões são deliberadas e colocadas em pratica, bastando uma presença mínima de moradores ou associados.